Iluminação artificial na lavoura dribla falta de água e ajuda a desenvolver as plantas
Nova tecnologia usa painéis de LED em pivôs de irrigação para elevar o desempenho das culturas
Quem trabalha no campo sabe bem dar valor à luz do sol, à chuva e a todos os processos naturais que ajudam as plantações de alimentos a se desenvolver. E quem lida com tecnologia está sempre procurando, de alguma forma, recriar esses processos naturais com máquinas e equipamentos, pensando sempre em otimizar a produção de alimentos. É exatamente isso que o novo sistema apresentado na última edição da Agrishow, realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pelo Grupo Fienile, faz. Ele estimula o processo de fotossíntese das plantas durante a noite, por módulos com lâmpadas LED acoplados no pivô normalmente utilizado para a irrigação normal. E assim, ajuda o produtor rural a desempenhar simultaneamente duas funções: irriga a lavoura e ilumina artificialmente a plantação durante a noite.
O sistema está sendo muito bem recebido no setor agrícola e já está em uso em algumas lavouras do país. A intenção do fabricante do produto é ajudar no desenvolvimento das plantas, especialmente a cana-de-açúcar que tem elevada eficiência metabólica em regiões tropicais.
O equipamento já foi testado na região do Triângulo Mineiro, a 930 metros de altitude, durante o período de seis meses. A área que recebeu a iluminação foi de três hectares. No primeiro hectare, aplicou-se a iluminação artificial todas as noites; no segundo, a cada dois dias; e no terceiro, em nenhuma noite. O resultado foi mais que satisfatório, já que a área que recebeu a iluminação artificial todas as noites teve os melhores resultados, com as plantas apresentando maior grau de desenvolvimento e, assim, melhorando a produtividade.
De acordo com a empresa, o novo sistema é adequado a qualquer cultura, mas para cada uma há uma cor diferente de luz. Já foram testadas lavouras de soja, trigo, milho e tabaco. Em todas elas, houve aumento de produtividade.
Principais fontes
Principais fontes: Agrishow Digital; Grupo Fienile, Canal Rural.
Foto: Divulgação Grupo Fienile