O que você está buscando?

16/03/2023

Pacto Global da ONU promove transformações

Com sete Movimentos que propõem ações, o objetivo é incentivar empresas a mudarem para atingir metas de desenvolvimento socioambiental

Com o objetivo de incentivar empresas a promoverem ações de transformação socioambiental, o Pacto Global da ONU no Brasil conta com 7 Movimentos que fazem parte da iniciativa Ambição2030. A iniciativa ocorre frente à urgência por mudanças concretas e compromissos públicos.

Chamados de “Movimentos”, os compromissos são divididos por setores e, para aderir à iniciativa do Pacto é preciso fazer parte da Rede Brasil, assinar uma carta compromisso e relatar os avanços anualmente. 

Como uma forma de incentivar empresas a lutar pela equidade de gênero, o Pacto conta com o Movimento Elas Lideram 2030. Entre as metas concretas está “ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11.000 mulheres para cargos de alta liderança até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.”

Além disso, o objetivo é contar com 30% de mulheres em cargos de alta liderança já em 2025, aumentando esta meta para 50% em 2030. Este movimento também é uma iniciativa da ONU Mulheres e deve contar com 12 encontros, além de plantões mensais de dúvidas e mentorias em grupo.

O movimento conta com três empresas embaixadoras, 64 empresas comprometidas e 10 parceiras estratégicas. O comitê consultivo conta com nomes como Marina Ganzarolli, a presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP.

Reconhecendo a emergência hídrica, o Pacto elaborou  com o Movimento +Água. Através dele, deve ocorrer a aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil, buscando impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. 

A ideia é que as empresas se comprometam a promover o acesso à água potável para 99% da população, além de buscar atingir 50% de reflorestamento das áreas críticas que auxiliam na produção natural de água até 2030. 

Este movimento ocorre através de workshops, conteúdos e eventos para apoio técnico, além de um painel público digital automatizado, medindo o impacto das empresas e do setor público nas bacias e estados, destacando as melhores práticas do mercado.

Ainda neste movimento, o foco é no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, premiando anualmente as melhores práticas nas categorias Saneamento, Indústria, Agropecuária, Serviços e StartUps.

O movimento conta com 21 empresas comprometidas e 16 organizações apoiadoras. As embaixadoras do movimento +Água são a Aegea e KPMG.  

Outra ambição para 2030 é a do Movimento Salário Digno, que visa garantir 100% de remuneração digna para todos os funcionários. Neste movimento, a meta é alcançar todo o percentual de trabalhadores para que o salário esteja de acordo com os seus direitos e em empenhada valorização da força de trabalho.

Para que isso ocorra, a empresa deve contar com o apoio do CEO, além de identificar metodologia de cálculo do Salário Digno, desenvolver procedimentos de gestão e comunicar o compromisso a todos os funcionários.

Serão 4 encontros, além do estudo regional sobre o tema. O movimento conta com três parceiras estratégicas e 26 empresas comprometidas.

Como uma ação parte da luta contra o racismo, o Pacto promove o Movimento Raça é Prioridade. Este conta com 1.500 empresas comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança. 

A expectativa é que as empresas se comprometam a garantir 30% de pessoas negras em posição de liderança já em 2025, aumentando este percentual para 50% até 2030. 

Esta é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com o CEERT e ONU Mulheres, e em suas ações conta com um ecossistema completo e potente para questões étnico-raciais e os especialistas mais influentes no tema para apoiar nesta jornada.

Uma das principais ações para garantir o movimento é identificar como o racismo institucional opera na empresa. Além disso, um dos pontos mais relevantes é reconhecer a branquitude como um desafio a ser solucionado na busca pela equidade, promovendo a igualdade racial através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

Além de nove encontros, o movimento promove plantões de dúvidas para que todos os participantes fiquem por dentro das principais ações contra o racismo dentro da companhia. Neste caso, existem oito parceiras estratégicas e 30 empresas comprometidas.

Já o Movimento Ambição Net Zero tem como objetivo reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A principal meta é a diminuição de 2 giga toneladas de CO2 em emissões acumuladas.

Através deste Movimento, espera-se que as empresas se comprometam a “publicar anualmente um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE); e reduzir emissões de GEE de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi) ou formalizar o compromisso com a SBTi em até 12 meses da assinatura do compromisso com o Movimento.”

A organização reforça ainda que as ações devem se basear em evidências científicas, integrando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) para que os resultados se mostrem efetivos na prática. 

As atividades do Movimento contam com uma Jornada de Construção de Capacidades, com conteúdos e acesso a especialistas para apoio no estabelecimento de metas baseadas na ciência, além de um curso de estratégia financeira climática e dinâmicas diretas com CEOs em eventos internacionais. 

Neste caso, há 45 empresas comprometidas e 1 empresa embaixadora. O comitê consultivo conta com nomes como Marcelo Rocha, diretor executivo do Instituto Ayika e conselheiro no Greenpeace Brasil e com Maurício Voivodic, CEO do WWF Brasil.

Para as empresas que têm como objetivo estabelecer parâmetros éticos e de sinceridade, há o Movimento Transparência 100%. 

A expectativa é que as empresas sejam totalmente transparentes com relação à Administração Pública, além de que estabeleçam remuneração 100% íntegra da alta administração, com bom treinamento de sua cadeia, garantindo ainda transparência sobre o canal de denúncias e na estrutura de compliance e governança.

Para que tais objetivos sejam alcançados, os trabalhos do Movimento devem estabelecer engajamento da liderança, visibilidade, construção de capacidades e monitoramento de suas atividades. 

Este Movimento conta com 32 empresas participantes, 4 empresas apoiadoras e 2 empresas embaixadoras.

Como mais uma ação de forte ambição, há o Movimento Mente em Foco. O objetivo é chegar em 2030 com 1.000 empresas com programas estruturantes de saúde mental, melhorando a vida de 10 milhões de trabalhadores.

Reconhecendo as comuns dificuldades do mercado de trabalho e os evidentes casos de estresse entre colaboradores, este Movimento prioriza mudanças para a melhora da qualidade de vida das pessoas. 

Para isso, as empresas devem se comprometer a oferecer um profissional de referência para aconselhamento e atendimento, além de garantir orientação para momentos de crise e promover ações de incentivo à saúde mental. Outro ponto indispensável é desenvolver um programa antiestigma, para que não haja preconceitos e todos os colaboradores se sintam à vontade para cuidar de si mesmos. 

Esta é mais uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, idealizado pela InPress Porter Novelli, parceria da Falconi Consultores S/A e chancela da Sociedade Brasileira de Psicologia. Este movimento conta com 53 empresas que aderiram, além de 4 entidades não empresariais e 1 empresa embaixadora.

O mais novo lançamento é o Movimento Conexão Circular. O objetivo é promover os princípios da economia circular – reparar, reutilizar e reciclar – que, de acordo com o Pacto, são peças-chave para alcançar cadeias de suprimento sustentáveis em uma economia global cada vez mais interconectada.  

O pré lançamento da iniciativa aconteceu em setembro de 2022 e reuniu representantes de empresas, sociedade civil e universidades brasileiras. Em comum, têm o objetivo de discutir formas de incentivar as companhias no atingimento de metas como de aterro zero, dentro do que a legislação permite, e o desenvolvimento de modelos circulares.

O movimento foca no ODS 12 “ Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. A economia circular se baseia nos pilares:  

. Eliminar resíduos e poluição desde o princípio

  • Manter produtos e materiais em uso
  • Regenerar sistemas naturais

Os compromissos que as empresas assumem são a) Zero resíduos para aterro sanitário considerando a operação e/ou b) Modelo de negócio circular implementado

O lançamento oficial do movimento será realizado durante o evento Ambição2030 em 7 de março em São Paulo.   A iniciativa prevê a participação de dez a doze diferentes setores da economia brasileira e a criação de soluções inovadoras. 

Com todos esses movimentos, fica mais fácil acreditar em um futuro com melhores possibilidades de desenvolvimento socioambiental. Caso você queira fazer parte disso, pode se inscrever, tornando-se um associado. Com isso, é possível contribuir e tomar ações para o cumprimento das metas de 2030.

ODS envolvidos nessa notícia:

Principais fontes

Fonte: Pacto Global da ONU no Brasil