O que você está buscando?

29/05/2023

Guia Prático de Finanças Sustentáveis do Agro Brasileiro

O guia traz dicas e oportunidades para investimentos com impacto ambiental positivo

Lançado pelo Pacto Global da ONU, o Guia Prático de Finanças Sustentáveis chegou e o Entre Solos explica tudo o que você precisa saber. Vale lembrar que o Pacto é uma iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção   que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável, contando com mais de 20 mil empresas em 164 países.

O Pacto atua com   os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre eles, a erradicação da pobreza, a erradicação da fome e a promoção de energia limpa e acessível. Aqui no Entre Solos, existem vários conteúdos sobre os ODS para você conferir!

O objetivo do Guia Prático de Finanças Sustentáveis do Agronegócio Brasileiro é “consolidar informações robustas sobre o assunto, focadas no agro, de forma a apoiar os pequenos, médios e grandes produtores e as diversas empresas do setor, na jornada de acesso às finanças sustentáveis, de forma prática e colaborativa.” diz Alexander Rose, Gerente Sênior de Meio Ambiente do Pacto Global. Eles definem ainda que as Finanças Sustentáveis referem-se à integração dos aspectos de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão, nas políticas e nos arranjos institucionais dos atores do mercado financeiro.

Como um dos primeiros passos para conquistar finanças sustentáveis, o Guia aponta para o acesso ao capital sustentável. Para começar, é necessário questionar qual é a necessidade de capital, qual mecanismo se adequa a essa necessidade, e se as práticas internas de sustentabilidade são elegíveis para acessar o mecanismo. Para isso, vale considerar o porte do empreendimento com base no faturamento anual, seja ele de agricultores familiares ou de grandes produtores.

Produção de forma integrada

O Guia aponta ainda para as possibilidades de captação para o agronegócio sustentável. Entre elas, todas as linhas de crédito disponível no mercado brasileiro, um mecanismo utilizado por instituições financeiras para cobrir despesas e estimular a atividade econômica do setor agrícola. Além disso, apresenta todas as formas de finanças sustentáveis no agro no país em uma única publicação.

As finalidades do crédito rural podem variar entre custeio, investimento, comercialização e industrialização. Vale destacar que entre as principais linhas sustentáveis deste crédito existe o Programa ABC. Do governo federal, ele incentiva a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades agrícolas e pecuária.

Há ainda o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária. Ele apoia investimentos necessários à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade, à adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade rural, e à inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores.

Como mais um elemento do Guia de Finanças Sustentáveis, estão os Fiagros, que abrem um novo leque de oportunidades de financiamento para o setor agrícola por meio do mercado de capitais. Eles são regulados e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e podem ser classificados em três categorias: a de fundos de investimento em ativos imobiliários, como fazendas e outros imóveis rurais, a de fundos de investimento voltados para a agroindústria que apliquem em direitos creditórios, e a de fundos de investimento em participações, onde os recursos são destinados à aplicação em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento.

Para conferir o Guia completo, não perca o Workshop de Lançamento do Guia de Finanças Sustentáveis no Agro, que será realizado de maneira híbrida no espaço Bayer LifeHub. Ele ocorrerá no dia 31 de maio, das 14h às 16h, na Rua Domingos Jorge, 1100, em São Paulo. Para participar de forma online, é só acessar este link.

ODS envolvidos nessa notícia:

Principais fontes

Principais fontes: Pacto Global da ONU; Bonsucro.
Foto principal: Pacto Global da ONU no Brasil
Foto secundária: Adobe Stock