O que você está buscando?

17/01/2022

BNDES aprova crédito para bioinsumos, fortalecendo desenvolvimento sustentável

Bioinsumos são elementos ou tecnologias de base natural que aumentam a produtividade agropecuária, como os biofertilizantes. Resíduos da produção de cana, suínos e aves podem atender cerca de 14% da demanda de fertilizantes à base de nitrogênio, fósforo e potássio.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fortaleceu o apoio ao desenvolvimento sustentável no campo com mais essa iniciativa. A partir de agora é possível financiar a produção e a comercialização de bioinsumos por meio do programa BNDES Finem (produto voltado a operações superiores a R$ 20 milhões) e do BNDES Crédito Rural Custeio (acessível a produtores de menor porte, inclusive pessoas físicas). A iniciativa contribui para o meio ambiente ao estimular aproveitamento de resíduos na própria atividade agropecuária. Além disso, reduz a dependência externa de insumos utilizados no campo. Com a iniciativa, o BNDES passa a oferecer crédito de maneira estável para bioinsumos, tornando permanente um incentivo que estava disponível desde julho por meio do ABC, Pronaf Custeio e Pronamp Custeio. No caso destes três programas, os financiamentos ficam limitados à execução do orçamento definido anualmente, o que não ocorre com a nova linha, de caráter permanente. Além disso, diferente dos programas citados, no BNDES Finem o apoio não estará restrito aos produtores rurais, incluindo por exemplo os segmentos de produção de insumos agropecuários e de processamento agroindustrial. 

Agricultura sustentável é essencial para o desenvolvimento sustentável, uma vez que contribui para a ampliação da segurança alimentar da população ao mesmo tempo em que combate o aquecimento global. 

 

ODS envolvidos nessa notícia:

Principais fontes

Imprensa | BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social