Suplementação com vitaminas e minerais? Será que precisamos?
Os alimentos podem entregar os nutrientes que asseguram o bom funcionamento do nosso organismo
Vitaminas e minerais são elementos que nossos organismos não sintetizam, ou seja, precisam ser incorporados através da alimentação. Juntos, regulam o funcionamento do metabolismo e a sua carência pode desencadear doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras.
Você já ingeriu alguma vitamina ou mineral em cápsulas para combater a falta deles em seu organismo? Essa medida é chamada de suplementação, quando um profissional da área da saúde indica ao paciente que durante um período, preferencialmente curto, sejam tomadas cápsulas para suprir deficiências específicas. Mas pílulas, remédios e outros derivados farmacêuticos ricos em nutrientes não são imprescindíveis para todos. Segundo especialistas, só se deve suplementar quando a pessoa tem uma deficiência de algum nutriente ou quando sua ingestão não atinge a quantidade diária necessária. Inclusive, não existe uma determinada fase da vida em que, obrigatoriamente, é preciso suplementar.
Por isso, com exceção de deficiências e de pessoas que fazem treinamentos que demandam cargas maiores de nutrientes, contamos com uma grande variedade de vitaminas e minerais em nossos alimentos. Preparamos aqui uma pequena lista focada em minerais, que você pode ingerir a partir de alimentos que fazem parte das suas refeições. Confira.
Principais fontes
FONTES: MINDELL, E. Vitaminas: guia prático das propriedades e aplicações. São Paulo: Melhoramentos, 1996./ BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. COORDENAÇÃO DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR. Manual da Pirâmide dos alimentos. 1997. Brasília.