Brasil bate recorde de volume de negócios durante feira Sial Paris 2022
Cerca de 130 empresas participaram de um dos principais eventos do setor de alimentação mundial
Entre os dias 15 e 19 de outubro deste ano, representantes de 130 empresas brasileiras participaram da Feira Sial 2022, em Paris, na França. A delegação brasileira foi a maior do evento, movimentando um volume recorde de negócios. A Sial – Global Food Marketplace é um dos maiores eventos do mundo do setor de alimentação e contou com a presença da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil.
De acordo com Paula Soares, gerente de negócios da Apex Brasil, a participação da delegação do Brasil no evento atendeu às expectativas dos participantes e organizadores. “Foi um recorde em volume de negócios que originaram 2,3 bilhões de dólares e elas em conjunto fizeram cerca de 12 mil contatos, sendo que metade desse número era de novos compradores. Essa feira estabelece um contato com compradores antigos, o que demonstra a solidez do mercado brasileiro e também conhece novos potenciais compradores para sua empresa.”
A Sial Paris é uma feira bianual que ocorre desde 1964. É uma plataforma B2B realizada com o objetivo de prospectar novos produtos, fornecedores e ter conhecimento sobre tendências e mercados. A feira recebe visitantes de mais de 200 países, dentre produtores, importadores, compradores e varejistas, especialistas em mídia e associações independentes.
Atividades
Ao todo, foram cinco dias de feira, com oportunidades não só de conhecer e descobrir novas empresas e suas inovações, mas também de abordar diversos temas em cinco atividades particulares que decorreram durante os dias da feira: Sial Innovation, Sial Start up, Sial Talks, Sial la Cuisine e Sial Future Lab.
No Sial Innovation, foram selecionados 550 produtos de mais de 1800 aplicações, o que possibilitou a percepção de como a indústria alimentícia está inovando para responder a essas mudanças de necessidades, desenvolvendo novas embalagens e criando produtos mais saudáveis.
O Sial Talks foi um espaço que permitiu que os visitantes se encontrassem com especialistas do setor sobre assuntos futuros e atuais. Além disso, por meio do programa La Cuisine, os visitantes puderam participar de experiências gastronômicas únicas, que também foram uma grande fonte de inspiração para os chefs presentes.
Já o Sial Future Lab, foi uma atividade que projetou as tendências de 2030. Durante os painéis, três questões específicas foram abordadas: agricultura, varejo e alimentos em 2030. A primeira atividade focou em como as necessidades mundiais serão satisfeitas não apenas em termos de quantidade, mas também de qualidade, para tentar reduzir os impactos negativos na saúde da população e no meio ambiente que nos cerca. Na atividade relativa ao “varejo em 2030”, a organização da loja do futuro foi explorada em todas as suas fases, desde a gestão de estoque até a última etapa da compra. No tema “Alimentação em 2030”, as empresas apresentaram dados e informações sobre os produtos que vão caracterizar os hábitos alimentares num futuro próximo.
Os participantes avaliaram a feira como uma oportunidade de atualizações e maior consciência dos problemas atuais, mas também um evento projetado para o futuro, com foco na mudança de paradigmas em relação à produção de alimentos e hábitos sustentáveis de alimentação.
Principais fontes
Fontes:https://www.sialparis.com/
https://portal.apexbrasil.com.br/evento/sial-paris-2022/
Foto: divulgação Sial