O que você está buscando?

28/12/2022

Cursos gratuitos para produtor rural, de sustentabilidade a negócios verdes

Produzindo Certo e Land Innovation Fund promovem cursos gratuitos para profissionais de diversas áreas do agronegócio

Profissionais de diferentes áreas do setor de Agronegócio vão ter a oportunidade de participar de treinamentos gratuitos sobre Agricultura Sustentável. O objetivo desta formação é ampliar o alcance do conhecimento sobre agricultura responsável, facilitando o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade e à oportunidade de negócios verdes. Agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e demais profissionais do agronegócio vão participar da capacitação durante cinco dias, em localidades a serem definidas, de acordo com a demanda, nos biomas Cerrado e Amazônia. A plataforma de diagnóstico e conformidade socioambiental da Produzindo Certo, em parceria com a Land Innovation Fund, vai ampliar a base de dados em 500 mil hectares de terra, democratizando o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade e à oportunidade de negócios verdes.  

De acordo com a empresa, o suporte financeiro tem o intuito de democratizar a assistência técnica em sustentabilidade, por meio da formação e capacitação de extensionistas. Serão treinamentos presenciais gratuitos no campo sobre agropecuária sustentável. Os encontros vão acontecer no Cerrado e na Amazônia e terão duração de 5 dias, totalizando 40 horas. “Ao final do curso os alunos irão receber o certificado de conclusão, além das apostilas e material de apoio e também o acesso ao aplicativo e a plataforma Produzindo Certo”, destaca Aline. 

Dados da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), mostram que o Brasil conta atualmente com um contingente de 12,7 mil extensionistas, que atendem a cerca de 2,2 milhões de propriedades rurais familiares. Esse número representa menos da metade do total de estabelecimentos agropecuários no país. “Quando se fala em inovação, vem na nossa mente palavras como tecnologia digital, robôs, etc., e nossa solução tem um componente muito importante de assistência técnica, de educação e capacitação, ou seja, tecnologia social”, diz a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks. 

Para o diretor do Land Innovation Fund, Carlos E. Quintela, , “não basta apoiar a criação e o desenvolvimento de soluções de inovação, temos que torná-las uma realidade no dia a dia das fazendas. Só com a participação ativa de múltiplos atores envolvidos na cadeia de suprimentos da soja conseguiremos promover uma agricultura sustentável e inteligente para o clima, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa. O projeto com a Produzindo Certo é fundamental para ampliarmos o engajamento e o alcance das práticas sustentáveis e de baixo carbono no campo”. 

Quintela acredita que manter os profissionais do campo atualizados em relação às técnicas agropecuárias é fundamental para levar aos pequenos agricultores e pecuaristas conceitos e práticas mais modernas, que atendam às demandas de empresas e consumidores compradores de seus produtos. Além disso, o diretor defende que é preciso ter o conhecimento sobre as exigências socioambientais devem estar cada vez mais presentes, além da propagação de ensinamentos sobre boas práticas e incentivos da adoção de modelos produtivos mais “verdes”, como agricultura regenerativa, ILPF, entre outros.  

Os profissionais do Agronegócio vão ter acesso a um conteúdo que engloba as diretrizes voltadas para avaliação da produção de uma propriedade rural sob a ótica sustentável, tornando o profissional apto a aplicar as seguintes metodologias de coletas de dados: protocolo Produzindo Certo (perfil ambiental, social e produtivo), protocolo RTRS para a certificação de soja responsável e também o protocolo GHG agrícola e florestal, para o cálculo de emissões de carbono, todos via plataforma Produzindo Certo. Agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e outros profissionais do agronegócio com interesse em aprender mais sobre a área socioambiental poderão participar das aulas.  

Ao todo, foram disponibilizadas 60 vagas. As datas dos treinamentos e as cidades que irão receber a equipe da Produzindo Certo serão definidas de acordo com a demanda.

ODS envolvidos nessa notícia:

Principais fontes

Fontes: Land Innovation Fund; Produzindo Certo.
Foto: divulgação Produzindo Certo