De onde vem a cerveja e a cachaça que você bebe?
Produzidas com cereais cultivados no Brasil, essas bebidas são muito consumidas durante o Carnaval
Nada como uma cachaça ou aquela cerveja gelada no calor do carnaval, não é mesmo? O clima quente e as festividades da época do ano podem deixar muita gente com vontade de aproveitar e beber essas opções. Mas você sabe a origem agrícola dos ingredientes dessas bebidas? Continue por aqui pra matar a curiosidade e depois aproveitar uma gelada sabendo de onde vem!
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que grande parte das cervejas produzidas e vendidas no Brasil pelas marcas mais populares contém quantidades iguais ou até maiores que 45% da sua composição de fermentação feita com milho.
Isto porque, apesar da cevada ser a base indispensável para a produção de cervejas, a produção feita com milho e arroz é mais barata no País e a opção que alguns produtores recorrem para ter custos menores.
Mas vale ressaltar que há uma instrução normativa publicada em novembro de 2001 no Brasil que entende que a cevada cervejeira e os cereais, malteados ou não-malteados não podem ser utilizados em quantidade superior a 45% em relação ao extrato primitivo.
Por aqui, a quantidade de milho produzida é bastante elevada. De acordo com uma estimativa feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores colheram cerca de 87 milhões de toneladas do produto na temporada 2021/22. Com o bom desempenho das lavouras, a estimativa para a produção total de grãos para esta temporada chegou a 271,4 milhões de toneladas, acréscimo de 6,2% ao colhido em 2020/21, que foi de 15,9 milhões de toneladas.
De acordo com uma avaliação feita por Dirceu Gassen, Membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), um hectare de cevada, conduzido pelo agricultor, produz três toneladas de grãos. Na indústria, esses grãos produzem 2.100 kg de malte, que geram 18.600 litros de cerveja, o que equivale a mais de 50 mil latas de 350 ml de cerveja.
Já a cachaça, outra bebida amplamente consumida pelos brasileiros, é feita da fermentação e destilação do melaço da cana-de-açúcar. E para atender às normas do País, assim como ocorre para a cerveja, a produção deve obedecer aos parâmetros estabelecidos no Decreto Nº 6.871, de 4 de junho de 2009.
Com isso, é reconhecida como cachaça “a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro. A cachaça que contiver açúcares em quantidade superior a seis gramas por litro e inferior a trinta gramas por litro será denominada de cachaça adoçada.”
E a matéria prima da cachaça também é protagonista das produções brasileiras. De acordo com o segundo levantamento da safra 2022/23, realizado pela Conab, a produção deve chegar a 572,9 milhões de toneladas de cana.
Com matéria prima em abundância e moderação na hora de beber, agora só resta aproveitar essas opções que animam o carnaval no Brasil!
Principais fontes
Principais fontes: CCAS; g1; Ministério da Agricultura e Pecuária; Conab.
Foto: Adobe Stock