Dicas para o trabalhador do campo
Para trabalhar no campo, é preciso ter muita saúde. Seja na agricultura ou na pecuária.
Para trabalhar no campo, é preciso ter muita saúde. Seja na agricultura ou na pecuária. Mas, por mais que o tema pareça evidente, não costumava fazer parte dos eventos do agro. Até que durante uma das principais feiras do agronegócio mundial, a Expodireto Cotrijal 2022, que foi realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, saúde e qualidade de vida estiveram em pauta. Como manter-se saudável diante das adversidades do clima, da carga pesada do trabalho das lavouras, da produção e industrialização de alimentos e outras questões que fazem parte do dia dos produtores rurais.
A Universidade de Passo Fundo (UPF) levou à Expodireto diversas atividades relacionadas aos cursos da área da saúde que ministra. A ideia era orientar e informar sobre o trabalho no campo preservando a qualidade de vida e o bem-estar. Uma das principais áreas do conhecimento salientada pela equipe da universidade foi a Fisioterapia. Estudantes falaram sobre a disciplina no estande da Cotrijal, e demonstraram com orientações posturais como os trabalhadores podem atuar em seu ambiente. Também difundiram práticas ligadas à ortopedia e traumatologia, apresentando os aparelhos usados e mostrando os benefícios dos tratamentos.
Outra área importante da medicina que precisa ser reforçada com agricultores e trabalhadores do agronegócio é a dermatologia. Pensando em quem fica exposto ao sol durante horas seguidas, os estudantes da UPF divulgaram dados da Associação Brasileira de Cosmetologia que apontaram aumento elevado de câncer de pele e outras patologias cutâneas no Brasil. Professores da área reforçaram a importância dos cuidados diários, utilização de filtros solares, até a utilização de barreiras físicas, como bonés e roupas adequadas. E deram dicas para quem quer se cuidar. Veja cinco delas aqui no quadro.
5 PASSOS PARA FICAR BEM
- Mantenha a postura adequada nas tarefas diárias.
- Cuidado ao pegar peso – Levante-se e abaixe-se para pegar objetos do jeito certo.
- Reforce as primeiras refeições do dia.
- Beba água – principalmente quem trabalha sob o sol.
- Faça intervalos breves ao longo do dia e alongue-se.
Principais fontes
Universidade de Passo Fundo - UPF / Expodireto Cotrijal