O que você está buscando?

15/07/2022

Embrapa apresenta tecnologias inovadoras em aquicultura

Soluções visam atingir resultados mais sustentáveis

Inovação em tecnologias que buscam alcançar ou contribuir para a sustentabilidade na aquicultura. É com esse objetivo que a Embrapa Meio Ambiente vem trabalhando e, nesse sentido, apresentou recentemente o Aquisys, o Bioaqua e o Bioflocos, soluções que podem contribuir para o avanço em resultados com o olhar das boas práticas para com o planeta.

A solução passa sempre pelos números, não é?! Pois o Aquisys versão 1.3 surge como “parceiro” importante no desvendar e utilizar os dados na produção aquícola. O Aquisys 1.3 é um sistema informatizado, desenvolvido para agilizar o acesso às informações, às orientações e aos cálculos que possam ser aplicados rapidamente no dia a dia. Tudo pronto para descomplicar a inclusão de novas espécies, por exemplo, já que os dados estão organizados e validados.

A tecnologia pode ser acessada via Internet (leia-se tablets, celulares e smartphones) e tem foco no manejo da produção de tilápias em viveiro escavado.

Já o Bioaqua é dirigido para a avaliação da qualidade da água na piscicultura em viveiros escavados e está dividido em três matrizes principais: variáveis físicas e químicas de qualidades de água, ectoparasitos de peixes, e macroinvertebrados botânicos. Aqui, tudo fica também na web em um banco de dados e o sistema permite o cruzamento de dados por data, produtor e região do viveiro em questão.

Quer reduzir o teor proteico das rações para alimentação inicial de tilápias-do-Nilo em sistema bioflocos? A Embrapa Meio Ambiente também conta com tecnologia destinada para tanto. A ideia é permitir a produção intensiva e a baixa renovação de água, além de reduzir o teor proteico das rações como mencionado na questão levantada no texto. Tudo isso com baixo impacto ambiental, como garantem os pesquisadores da instituição, e com redução do custo de alimentação dos peixes.

ODS envolvidos nessa notícia:

Principais fontes

Foto: Adobe Stock.
Fonte: Embrapa Meio Ambiente.