O que você está buscando?

02/12/2022

Entre Solos: 1 ano semeando conexões

Na semana que celebramos o dia mundial do solo, a iniciativa promove diálogo sobre o agro brasileiro e a agenda socioambiental

Diversas formas de vida do planeta, gastam a maior parte do seu tempo caçando e buscando comida. Nós cultivamos nossos alimentos. Habilidade desenvolvida desde quando o ser humano começou a transformar a terra. A entender seus ciclos, a semear, a manejar e colher nos momentos certos. Uma longa jornada junto à natureza, que já rendeu frutos e aprendizados para muitas gerações.

O solo é fonte dos minerais e nutrientes dos quais todos os seres vivos precisam para sobreviver. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os solos são a base da agricultura e os produtores dependem deles para produzir 95% dos nossos alimentos. Na semana em que celebramos o dia mundial do solo, a iniciativa liderada pela Plataforma Ação pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil – o Entre Solos, completa um ano de atuação.

Formamos uma aliança que combate a indiferença às visões divergentes, pratica a escuta, encoraja o diálogo e revela atitudes inspiradoras para trilharmos a produção agrícola alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Entre Solos, um hub de conteúdo para divulgação de melhores práticas do agro sustentável, tem como principais objetivos promover boas práticas relacionadas à produção agrícola; fomentar o diálogo embasado em informações e experiências sobre a agricultura ; revelar o quanto a ciência, inovação e a colaboração podem intensificar a produção e o consumo sustentáveis; engajar diferentes públicos nas temáticas relacionadas aos desafios agrícolas; dar voz a pessoas e iniciativas que contribuem para a sustentabilidade no agro.

Neste um ano, apresentamos conteúdos distribuídos entre os pilares: Alimentos, Energia, Saúde, Água, Social e Meio Ambiente, reunindo dados e cases sobre o agronegócio do Brasil e do mundo em 20 entrevistas e mais de 180 artigos exclusivos. Temáticas como segurança alimentar, economia de água, salário digno para o trabalhador rural, entre outras, compõem informações do Entre Solos.

Com o propósito de mostrar diversas visões sobre os desafios da produção agrícola, a iniciativa engajou grandes lideranças do segmento, como Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências, Celso Athayde, fundador da Cufa e Mariana Vasconcelos, cofundadora da Agrosmart.

Além disso, o Entre Solos, agrega grande legitimidade às suas diretrizes e ações ao ter sua governança apoiada por um Comitê Consultivo, formado por especialistas de diversas áreas, dentro e fora do agro, como Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu, André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Marcello Britto, conselheiro e ex-presidente da ABAG, Lara Natacci, especialista em nutrição, Renato Cruz, jornalista especializado em tecnologia, Antonio Meirelles, coordenador da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU, Carla Pires, gerente da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU e Adriana Brondani, da Biofocus Hub.

Em comemoração ao aniversário da iniciativa, no próximo dia 8 de dezembro às 10:30, ocorrerá a primeira edição dos Diálogos do Entre Solos, que será transmitida ao vivo no YouTube do Pacto Global da ONU no Brasil. O debate sobre o Agro Brasileiro e Agenda Socioambiental contará com a participação de Camila Valverde (diretora de impacto do Pacto Global da ONU no Brasil), Antônio Meirelles (diretor de relações governamentais e sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes), Mariselma Sabbag (CEO na Café Renovo Ltda), Marcello Brito (CEO na CBKK S.A.), Thiago Masson (Coordenador de Conservação para Soja Sustentável da TNC – The Nature Conservancy) e Hélio Mattar (Presidente do Instituto Akatu).

ODS envolvidos nessa notícia: