Fórum Ambição 2030 e o desenvolvimento sustentável
O maior evento sobre sustentabilidade corporativa do Brasil reuniu lideranças empresariais, sociedade civil e autoridades governamentais no último mês
No dia 7 de março de 2023 foi realizado no Hotel Rosewood, em São Paulo, o Fórum Ambição 2030, que reuniu mais de 1.000 participantes, sendo 200 lideranças de grandes empresas. O evento celebrou o primeiro ano da estratégia Ambição 2030, iniciativa pioneira lançada pelo Pacto Global da ONU no Brasil no ano passado. Neste ano, em parceria com a Editora Globo, foi feita a transmissão ao vivo do evento nos canais digitais do Valor Econômico.
O Fórum Ambição 2030 contou com a parceria da AYA Earth Partners, uma coalizão baseada no Sul Global criada para acelerar de forma exponencial a economia de baixo carbono a partir do Brasil. A AYA Earth Partners promoveu uma série de painéis e mesas de conversas com temáticas de sustentabilidade em um chamado à ação com foco na Agenda 2030. O evento marcou o principal momento de networking e compartilhamento de conteúdo em torno dos 08 movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil. O objetivo dos movimentos é acelerar nas empresas ações efetivas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltados à solução de questões como erradicação da fome e da pobreza, mudanças climáticas, trabalho digno, água, biodiversidade, saúde e direitos humanos, entre outras. Para isso foram determinados oito movimentos com metas mais específicas.
Nesta edição do Ambição 2030 ocorreu o lançamento do oitavo movimento, o Conexão Circular, que se juntou ao Mente em Foco, Raça é Prioridade, Elas Lideram 2030, Ambição NetZero, +Água, Salário Digno e Transparência 100%. Juntos, atualmente contam com mais 300 compromissos já assumidos pelas empresas participantes. Mas entre as metas dos movimentos está alcançar 1500 empresas com 50% pessoas negras (ou de origem indígena e quilombola) e 11 mil mulheres em postos de liderança até 2030, reduzir as emissões de carbono das companhias em 2 gigatoneladas (equivalente às emissões brutas do Brasil durante o ano de 2020) e impactar 10 milhões de trabalhadores em políticas de saúde mental.
Assuntos como direitos humanos, desenvolvimento econômico sustentável e combate ao desmatamento, compromisso público com a transparência, carbono zero na agricultura, economia circular e saúde mental e finanças sustentáveis foram destaque entre os diversos assuntos abordados.
Na temática desmatamento foram discutidos os potenciais de ações conjuntas das empresas que seriam capazes de reverter os problemas relacionados ao desmatamento. A bioeconomia, por exemplo, pode gerar um faturamento industrial adicional de US$ 284 bilhões por ano até 2050. Além disso, a manutenção da floresta brasileira em pé, reduzindo o desmatamento ilegal, especialmente na Amazônia, significa evitar o lançamento de 21 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera até 2050. Com isso, o Brasil poderá agregar até US$ 100 bilhões anuais ao PIB nacional com atividades florestais.
Já na temática direitos humanos, especialistas pediram mais coerência nas iniciativas e intensificação do combate a violações. O movimento salário digno em parceria com a ONU Mulheres definiu 2030 como limite para que as empresas signatárias engajem suas cadeias em metas de remuneração decente e justa.
Portanto, o formato do evento permitiu discussões marcadas pelo compromisso de ações que visam ser monitoradas constantemente de modo a atingir o objetivo de acelerar o alcance das metas propostas. Além disso, via transmissão online, o evento contou com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas.
Principais fontes
Principais fontes:
Rede Brasil Pacto Global da ONU. Ambição 2030 | 2023. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/info-agenda/192 Acesso em: 27 mar. 2023.
Valor Econômico. Edição Sábado, Domingo e Segunda-feira 11, 12 e 13 de março de 2023.