Soluções de Baixo Carbono: empresas e agricultura no caminho do desenvolvimento sustentável
Conheça como as organizações e a agricultura contribuem para a redução de gases do efeito estufa no Brasil
A necessidade de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) é crítica e urgente. Não é para menos que “ação contra mudança global do clima” é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o ODS13.
No caso das organizações empresariais, a descarbonização de carbono é foco do Movimento Ambição Net Zero, que pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2E em emissões acumuladas até 2030. O movimento desafia e apoia empresas do Pacto Global da ONU em suas jornadas de descarbonização e no estabelecimento de compromissos ambiciosos relacionados ao clima. Esses compromissos devem ser baseados na ciência (SBTi) e integrar o ODS13.
Se levarmos em consideração o setor energético, suas emissões representam cerca de 75% do total das emissões de GEE no mundo. Segundo um discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, esse número é alarmante e pode prejudicar o alcance dos ODS e da Agenda 2030 como um todo. Mas o Brasil, que já estava na vanguarda dos outros países do mundo, vem mostrando seu potencial de expansão na utilização de fontes de renováveis com sua matriz energética diversificada e limpa.
No dia 29 de maio, em que é celebrado o Dia Mundial da Energia, queremos reforçar a conscientização sobre a importância do setor e incentivo ao uso de fontes renováveis de energia, principalmente como uma das soluções de baixo carbono.
Banco de soluções de baixo carbono, uma iniciativa do Pacto
Recentemente, o Pacto Global da ONU criou um banco de soluções de baixo carbono. A ideia é que organizações de todo Brasil pudessem se cadastrar para um banco de dados de soluções de baixo carbono com o objetivo acelerar a mitigação de GEE do setor empresarial e fomentar a pesquisa, inovação e o mercado de soluções já consolidadas de baixo carbono.
A iniciativa tem parceria com a Future Carbon e as informações completas de cada solução e seu potencial de redução de emissões ficarão disponíveis para as empresas comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero.
A energia do Brasil e sua participação na redução de emissão de GEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou que em 2022 a geração de energia renovável bateu recorde no Brasil. As usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa foram responsáveis por 92% do total de eletricidade produzida pelo país, maior porcentual dos últimos 10 anos.
Esse cenário mostra o quanto o Brasil tem procurado ampliar as formas de geração de energia a partir de fontes renováveis, pois todas elas apresentaram crescimento no último ano. A geração solar teve aumento de 64,3% em 2022 com relação ao ano anterior. As hidrelétricas tiverem um aumento de 17,1%, a eólica cresceu 12,6% e a produção de energia a partir da biomassa registrou um pequeno aumento de 0,3%, mas significativo em função do seu potencial.
Segundo a CCEE, a produção de energia a partir da biomassa, que tem o bagaço da cana-de-açúcar como matéria prima principal, entregou quase 3 mil MW médios em 2022 ao sistema. Atualmente existem 321 usinas deste tipo, com capacidade instalada total de 14.927 MW, quantidade potencial quase 5 vezes maior do que a produzida no último ano.
Agricultura de Baixo Carbono, uma iniciativa brasileira bem-sucedida
Outra solução de baixo carbono no Brasil é o Plano da Agricultura de Baixo Carbono, conhecido como Plano ABC, que consiste na produção agrícola sustentável, valorizando operações e insumos que menos emitem CO2 para a atmosfera, um incentivo a adoção de diferentes tecnologias na direção da produção “carbono zero”.
Esse plano, executado entre 2010 e 2020, superou as metas propostas inicialmente. Nos últimos dez anos, as ações evitaram a emissão de 170 milhões de toneladas de gás carbônico e beneficiaram 52 milhões de hectares com tecnologias sustentáveis de produção.
Para dar continuidade ao bem-sucedido Plano ABC, em 2021 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (MAPA) lançou o Plano ABC +, pretendendo cortar a emissão de carbono em 1,1 bilhão de toneladas até 2030. Isso representa um aumento de sete vezes no valor definido no plano original.
Principais fontes
Principais fontes:
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Geração de energia renovável bateu recorde em 2022, aponta CCEE. Disponível em: https://www.ccee.org.br/web/guest/-/geracao-de-energia-renovavel-bateu-recorde-em-2022-aponta-ccee Acesso em: 26 maio de 2023.
Pacto Global, Rede Brasil. Pacto Global da ONU vai criar banco de soluções em baixo carbono e abre edital para organizações cadastrarem seus dados. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/noticia/654/pacto-global-da-onu-vai-criar-banco-de-solucoes-em-baixo-carbono-e-abre-edital-para-organizacoes-cadastrarem-seus-dados Acesso em: 25 maio de 2023.
Pacto Global, Rede Brasil. Movimento Ambição Net Zero. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/ambicao-net-zero/?fb-edit=1 Acesso em: 25 maio de 2023.
Fotos: Adobe Stock